Temer avalia normas mais rigorosas para passagens aéreas

15/04/2009 - 13:59  

O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou há pouco que os casos de uso irregular de passagens áreas por parlamentares demonstram a necessidade uma normatização mais rigorosa sobre o assunto. Ele informou que vai marcar uma reunião da Mesa Diretora para discutir o assunto. A data ainda não foi definida. Temer afirmou, no entanto, que quaisquer mudanças nas atuais regras não terão efeito retroativo.

Temer também afirmou que vai discutir o assunto com o presidente do Senado, José Sarney, para avaliar a possibilidade de regras comuns nas duas Casas para a concessão de passagens aéreas para parlamentares.

Sobre o uso da cota parlamentar pelo deputado Fábio Faria (PMN-RN) para pagar passagens aéreas para celebridades, o presidente da Câmara informou que, assim que receber as explicações do parlamentar (PMN-RN), vai encaminhá-las à Corregedoria.

As passagens teriam sido utilizadas para levar atores de TV para o carnaval fora de época em Natal e também para transportar uma ex-namorada do parlamentar (a apresentadora Adriane Galisteu) e a mãe dela. O deputado devolveu ontem R$ 21,3 mil – valor correspondente aos gastos que considerou inadequados.

Funcionários fantasmas
Sobre as denúncias do jornal Correio Braziliense, na edição de hoje, da existência de funcionários fantasmas na liderança do PTB e na 4º Secretaria, Temer lembrou que, na última reunião da Mesa Diretora, ficou decidida a elaboração de um projeto de resolução para proibir funcionários da Câmara de exercer funções fora da Casa. Temer informou que sua intenção é votar o projeto em plenário hoje ou amanhã.

O presidente também lembrou que já pediu um estudo sobre a viabilidade de implantação do ponto eletrônico na Casa.

Notícias anteriores:
Temer aguarda justificativa de deputado sobre passagens

Reportagem – Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.