Política e Administração Pública

Subcomissão acompanhará gastos com a Copa de 2014

27/03/2009 - 19:04  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle criou, nesta semana, uma subcomissão permanente para acompanhar a destinação de recursos públicos federais à organização da Copa do Mundo de 2014. Na terça-feira (31), os integrantes vão se reunir para definir os primeiros passos do colegiado.

O presidente da subcomissão, deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB), disse que o objetivo principal "é colaborar com a realização da Copa da 2014, pois o Brasil, como o País do futebol, manteve por muito tempo o sonho de realização do evento." Segundo ele, a Copa é importante porque, além de trazer recursos para o Brasil, possibilitará investimentos em infraestrutura.

Obras
O deputado destacou que os investimentos públicos incluem o compromisso do governo de destinar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para saneamento, transportes e segurança. As reformas dos estádios também receberão investimentos federais e dos governos estaduais.

De acordo com Rômulo Gouveia, o colegiado quer acompanhar a origem e a liberação dos recursos e tornar esse controle disponível para a sociedade, por meio do portal da Câmara. Gouveia ressaltou que o controle dos recursos públicos é ainda mais importante em um momento de crise como o atual.

Ele não descartou o acompanhamentos da execução das obras pela subcomissão, mas disse que isso deverá ser definido no decorrer dos trabalhos.

Jogos
O parlamentar lembrou que depois dos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro, houve uma série de questionamentos e especulações sobre o dinheiro aplicado. "Não existiu um acompanhamento maior, e o valor previsto para a Copa é bem superior ao do Pan. Já se fala em investimentos da ordem de R$ 100 bilhões ao final do processo, incluindo os recursos da iniciativa privada", ressaltou.

Rômulo Gouveia disse que a subcomissão se reunirá todas as terças-feiras e funcionará até 2014. Além de analisar o termo de cooperação entre o governo brasileiro e a Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA), os parlamentares devem convidar o ministro do Esporte, Orlando Silva, para comparecer ao colegiado.

A subcomissão tem como vice-presidente o deputado Léo Alcântara (PR-CE) e como relator o deputado Paulo Rattes (PMDB-RJ), autor do requerimento para sua criação. O grupo é composto por nove deputados e nove suplentes.

Notícias anteriores:
Deputado quer investimentos imediatos para a Copa de 2014
Ministro: governo já investe no turismo para a Copa do Mundo
Ministério: Copa de 2014 depende de mudanças em leis

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.