Política e Administração Pública

CCJ aprova acordo cultural entre Brasil e Espanha

20/10/2008 - 16:40  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na última terça-feira (14) o Projeto de Decreto Legislativo 793/08, que ratifica acordo cultural assinado entre o Brasil e a Espanha em setembro de 2007, em Madri. O acordo regulamenta o estabelecimento e o funcionamento de centros culturais nos dois países e recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Segundo o texto, centros culturais públicos brasileiros e espanhóis, localizados nos dois países, promoverão cursos de língua, criarão bibliotecas e salas de leitura e organizarão apresentações teatrais e concertos, entre outras atividades científicas e artístico-culturais. No Brasil, os centros espanhóis serão subordinados à Agência Espanhola de Cooperação Internacional ou ao Instituto Cervantes, que já funciona no País. Por sua vez, os centros brasileiros localizados na Espanha serão subordinados ao Ministério das Relações Exteriores.

Ainda segundo o acordo, esses centros não terão fins lucrativos, mas poderão, por exemplo, cobrar taxas de matrícula em cursos de idioma e na aplicação de provas para obtenção de certificado oficial de conhecimento da língua portuguesa ou espanhola. Além disso, o país receptor do centro concederá isenção fiscal à importação de materiais necessários para o funcionamento da instituição, como equipamento de informática e livros.

Tramitação
O projeto foi elaborado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a partir da Mensagem 226/08, enviada à Câmara pelo Poder Executivo. O texto tramita em regime de urgência e deve ser analisado também pela Comissão de Educação e Cultura e pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Educação aprova acordo de cooperação cultural com Barbados
CCJ aprova acordo de cooperação audiovisual com a Alemanha
Comissão aprova acordo cultural entre Brasil e Kuaite
Deputados aprovam acordo com a Espanha sobre CNH
CCJ aprova acordo com a Espanha para trabalho de dependente de diplomata

Reportagem - Noéli Nobre Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 793/2008

Íntegra da proposta