Educação, cultura e esportes

Proposta exige que professor de creche e pré-escola tenha curso superior

16/10/2008 - 13:05  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3971/08, da deputada Angela Amin (PP-SC), que exige formação em nível superior para professores da educação infantil (creche e pré-escola) e das quatro séries iniciais do ensino fundamental. A proposta só permite a contratação de professores com nível médio nos locais onde comprovadamente não houver profissionais com nível superior.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), que já admite a contratação de professores apenas com nível médio, na modalidade normal, para essas etapas de ensino, mas sem condicionar essa contratação à falta de professores com nível superior. Para dar aulas nas outras etapas da educação básica (ensino médio e do 5º ao 9º ano do ensino fundamental), a LDB exige formação em nível superior.

Além dessa alteração, o projeto cria o Sistema Nacional de Educação para funcionar como órgão articulador dos sistemas de ensino federal, estaduais e municipais, das escolas públicas e privadas. O objetivo é promover a universalização da educação básica no País e ampliar a oferta do ensino superior, com qualidade em todas as etapas.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta muda regras de formação para professor
Projeto exige certificação para professor de ensino básico
Aprovada exigência de nível superior para professores

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3971/2008

Íntegra da proposta