Política e Administração Pública

Projeto regulamenta reconhecimento de terras quilombolas

03/10/2008 - 15:12  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3654/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que regulamenta artigo constitucional sobre a titularidade e o reconhecimento definitivos das terras habitadas por remanescentes de comunidades de quilombos.

De acordo com a proposta, o título de propriedade definitiva só será concedido ao remanescente das comunidades de quilombos que comprovar suas referências culturais. Além disso, é preciso que a área reivindicada esteja localizada em zona rural e que esteja efetivamente ocupada e habitada pelo pretendente e sua família.

Caso a área rural seja ocupada por mais de uma família de remanescentes das comunidades de quilombo, os beneficiários poderão requerer ao órgão público competente que o título de propriedade da área comum seja concedido ao conjunto de habitantes, em regime de condomínio.

Sociedade jurídica
A proposta de Colatto veda também a concessão de título de propriedade a sociedade jurídica civil ou comercial. Havendo conflito judicial sobre os limites e confrontações da área reivindicada, o projeto prevê que o processo administrativo ficará suspenso até que seja julgado em última instância.

O projeto garante ainda assistência jurídica gratuita, em todos os graus, aos remanescentes das comunidades dos quilombos, a fim de que possam promover a defesa das terras por eles ocupadas. "O projeto assegura aos remanescentes das comunidades dos quilombos o direito à preservação da identidade cultural, de suas tradições, usos e costumes", justifica o autor da proposta.

Decreto
De acordo com Colatto, já se passaram 20 anos e, até hoje, o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ainda não foi regulamentado. Como lembra o deputado, o Decreto 4.887/03, editado com o objetivo de regulamentar a matéria, vem sendo contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) porque foram encontrados indícios de inconstitucionalidade no texto. Além disso, diz o parlamentar, tal decreto não é o instrumento jurídico adequado para regulamentar matéria de direito, pois só pode versar sobre matéria administrativa.

O Decreto 4.887/03 considera como remanescentes das comunidades dos quilombos os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, cujas raízes negras estejam presumidamente relacionadas com a resistência à opressão histórica sofrida. A caracterização dos remanescentes das comunidades dos quilombos, de acordo com o decreto, é atestada mediante autodefinição da própria comunidade.

Ainda segundo o decreto, são terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos as utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural. A medição e a demarcação dessas terras levam em consideração critérios de territorialidade indicados pelos quilombolas. A identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras cabe ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A Instrução Normativa do Incra 49/08, publicada no último dia 1º de outubro, estipula os procedimentos da titulação de terras quilombolas. Ela substituiu a Instrução Normativa 20/05, que vinha sendo contestada.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos e Minorias e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova isenção de ITR para quilombolas
Frente parlamentar vai defender população dos quilombos
AGU defende decreto sobre demarcação de quilombos
Projeto devolve ao MinC competência sobre terra quilombola
Agricultura suspende norma para demarcar terra de quilombo
Comissão rejeita fim de decreto sobre terras quilombolas
Quilombolas pedem a deputados rapidez para posse de terras
Demarcação de terras quilombolas causa divergências

Da Redação/MCD

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3654/2008

Íntegra da proposta