Agropecuária

Agricultura aprova fim de rastreamento de bovinos

04/07/2008 - 18:32  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (2), o Projeto de Decreto Legislativo 477/08, que susta a instrução normativa sobre o Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (IN 17/06, do Ministério da Agricultura). O projeto foi apresentado pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

O relator da proposta, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), concordou com os argumentos de Caiado de que a instrução normativa — criada para permitir a exportação de carnes para mercados exigentes como a União Européia — extrapola limites estabelecidos no Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias. Parte do compromisso brasileiro ao assinar o acordo seria de que medidas sanitárias e fitossanitárias não podem ser aplicadas de forma restringir o acesso ao comércio internacional.

Embaraço às exportações
De acordo com Caiado, a instrução normativa contém imposições que não são exigidas pelo acordo e, ao cobrar seus termos, a União Européia cria embaraços às exportações brasileiras de carne in natura para aquele mercado. Ainda segundo o autor, as medidas que restringem a importação da carne pela União Européia ocorrem por razões de ordem econômica, para proteger produtores da Inglaterra e da Irlanda. "É chegada a hora de o Parlamento brasileiro posicionar-se, fortemente, contra as restrições impostas pela União Européia às exportações brasileiras de carne", disse Lupion, ao defender a proposta.

O serviço de rastreabilidade foi criado para identificar e certificar a carne brasileira destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação. Esse sistema realiza a fiscalização e controle da sanidade do animal desde a criação até o produto final, por meio de um conjunto de ações, medidas e procedimentos previamente aprovados pelo Ministério da Agricultura.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir ao Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto define aplicação da rastreabilidade de animais
Agricultura aprova anteprojeto sobre rastreabilidade
Subcomissão aprova regras para rastreabilidade do gado
Agricultura terá comissão sobre rastreabilidade animal
Comissão quer resolver impasse sobre exportação de carne
Comissão pede reabertura de mercado para carne brasileira
Deputado critica suspensão da compra de carne brasileira
Ministério aceita debater regra sobre exportação de carne

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.brJPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 477/2008

Íntegra da proposta