Deputados dizem que projeto reforça direitos dos negros

13/05/2008 - 23:51  

Ao elogiar a aprovação do Projeto de Lei 7198/02, o deputado Carlos Santana (PT-RJ) ressaltou que a proposta, depois de 98 anos, faz justiça a João Cândido, líder da Revolta da Chibata. A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) destacou que o projeto anistia um brasileiro que lutou para ser livre. "É um momento histórico", afirmou, observando que a aprovação é como uma anistia a todos os negros. O deputado Vicentinho (PT-SP) afirmou que os seus familiares "devem estar muito orgulhosos e felizes por esta decisão histórica que esta Casa está tomando".

Para o líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), João Cândido foi um "negro que soube se posicionar com coragem e destemor para enfrentar um castigo inaceitável, como são todos os castigos - especialmente o castigo da chibata". O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) ressaltou que a aprovação significou "um resgate demorado, mas importante da história".

O deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) lembrou que anistia pressupõe esquecimento, mas que, no caso do Almirante Negro, a Câmara fez o contrário e lembrou a memória daqueles que suportaram o que talvez nenhum outro ser humano suportasse. Para o líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), o Congresso deu mais um passo para garantir a consciência da igualdade racial.

Reportagem – Newton Araújo Jr. e Oscar Telles
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.