Transportes aprova advertência em propaganda de celular

18/04/2008 - 18:38  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (16) substitutivo ao Projeto de Lei 2741/03, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que obriga a divulgação, nas embalagens e na propaganda de telefones celulares, de advertência sobre o risco de acidentes causados pelo uso do aparelho ao dirigir. O substitutivo foi apresentado pelo relator, deputado Moises Avelino (PMDB-TO).

O parlamentar considera necessário conscientizar o motorista sobre os riscos envolvidos no uso do celular ao volante. O relator acredita que a proposta pode melhorar os índices de segurança do trânsito. A advertência deverá alertar que é proibido o uso de celular na direção sem viva-voz e que isso pode causar acidentes.

Propaganda
Em seu substitutivo, o deputado determina que a advertência seja veiculada também em todas as peças de propaganda, e não apenas nas embalagens do produto, como exigia no projeto original. "Com isso, teríamos o máximo de efetividade, já que nenhum condutor poderia alegar desconhecimento dos riscos envolvidos na atitude de utilizar o celular sem o uso de viva-voz, enquanto dirige.

O relator rejeitou as propostas de colocação da advertência nos cartões pré-pagos e nos manuais dos produtos. "Esses cartões e manuais não são portados pelo consumidor no momento da utilização do aparelho". Com relação à idéia de colocar a inscrição nos aparelhos, o relator recusou por parecer inviável.

Também foi rejeitada a proposta de que as empresas de telefonia celular enviem mensagens a seus usuários nesse sentido. Ele explicou que isso pode aumentar o tráfego na rede e prejudicar o serviço.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, foi aprovada antes pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta permite acúmulo de minutos não usados em conta
Prazo de cartão para celular pré-pago pode ser de 2 anos
Lojas de telefonia poderão ter receptores de baterias
Uso de celular em escolas públicas pode ser proibido
Projeto facilita suspensão de contrato de telefonia
Projeto garante telefonia celular em municípios pequenos
Telefonia celular poderá ser ampliada com recursos do Fust

Reportagem - Vania Alves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.