Política e Administração Pública

CCJ aprova construção de ponte na fronteira com o Uruguai

27/03/2008 - 18:59  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem o Projeto de Decreto Legislativo 398/07, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o acordo firmado entre Brasil e Uruguai para a construção de uma segunda ponte internacional sobre o rio Jaguarão. A ponte deverá localizar-se nas proximidades de Jaguarão, no Brasil, e de Rio Branco, no Uruguai. O acordo foi celebrado em San Juan de Anchorena, no Uruguai, em fevereiro do ano passado.

A votação seguiu o parecer do relator, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). "O acordo visa ao desenvolvimento socioeconômico dos dois países, à consolidação do Mercosul e à integração física da América do Sul, seguindo os dispositivos constitucionais que regem as relações internacionais brasileiras", destacou.

Responsabilidades
Pelo acordo, Brasil e Uruguai comprometem-se a continuar os trabalhos para a construção da ponte sobre o rio Jaguarão, além de estudar as possibilidades de um sistema integrado de controle de fronteira. Com a alteração, a atual ponte Barão de Mauá ficaria reservada ao trânsito de veículos leves.

Para dar continuidade ao planejamento da obra, o acordo prevê a manutenção da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia, criada em abril de 2004, integrada por cinco representantes de cada país. Pelo texto, cabe ao colegiado preparar a documentação necessária à elaboração dos termos relativos aos estudos técnicos, físicos, ambientais, econômicos, financeiros e legais do empreendimento. A comissão também será responsável por validar o projeto e os editais de licitação referentes à supervisão dos estudos e pela execução da obra.

Destaca-se no texto que esse trabalho é necessário porque os países decidiram que a construção será executada sob o regime de obra pública. O acordo também deixa claro que os custos serão compartilhados pelos dois países.

Tramitação
O projeto será analisado em regime de prioridade pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto cria área de livre comércio em município do RS
Relações Exteriores aprova ponte entre Brasil e Uruguai

Reportagem - Maria Neves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 398/2007

Íntegra da proposta