Direitos Humanos

Seguridade veta produtos para crianças na forma de cigarro

14/11/2007 - 19:03  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira, a proibição de que qualquer tipo de produto destinado a crianças reproduza o formato de cigarros. O Projeto de Lei 255/07, do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Germano Bonow (DEM-RS).

Segundo o relator, é evidente que colocar à disposição de crianças brinquedos ou alimentos imitando a forma de cigarros ou de produtos similares faz mal à sua formação. Bonow disse que o seu substitutivo adequa a proposta às normas já existentes e aumenta a abrangência da proibição.

O texto original prevê advertência, multa e recolhimento dos produtos. O relator propôs apreensão e multa de R$ 10 por embalagem apreendida, que será duplicada a cada reincidência. Bonow afirmou ainda que ampliou o universo a ser atingido, incluindo o público infanto-juvenil.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada também pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e seguirá agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias anteriores:
Comissão aprova proibição de cigarros de brinquedo

Reportagem - Vania Alves
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.