Política e Administração Pública

Comissão aprova fiscalização de telecomunicações no Acre

05/10/2007 - 12:00  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle decidiu encaminhar ao Tribunal de Contas da União pedido de fiscalização dos procedimentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Acre. A proposta (PFC 5/07) foi feita pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e aprovada nesta semana.

O relator, deputado Praciano (PT-AM), apresentou parecer favorável. Segundo ele, dados fornecidos pela autora da proposta mostram que a empresa Brasil Telecom, que controla grande parte do mercado de transmissão de internet banda larga no Acre, "não vem prestando o serviço de forma adequada", prejudicando usuários domésticos, órgãos governamentais e o comércio. O relator ainda lembra que também é grande o número de reclamações em relação aos serviços
de telefonia móvel e fixa da empresa.

O relator destacou que o resultado da apuração do TCU, caso sejam comprovadas irregularidades, poderá resultar em eventual responsabilização de integrantes da Anatel e em propostas para aperfeiçoamento dos procedimentos de regulação. "Sob os ângulos econômico e social, poderá haver impactos positivos sobre a qualidade dos serviços prestados pelas referidas empresas", concluiu.

Perpétua Almeida lembra, em sua justificativa, que a Lei Geral das Telecomunicações (9.472/97) estabelece que o usuários têm direito de acesso aos serviços, "com padrões de qualidade e regularidade adequados à sua natureza, em qualquer ponto do território nacional".

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 5/2007

Íntegra da proposta