Emigrantes brasileiros já somam 3,5 milhões

05/06/2007 - 21:49  

No parecer à PEC 272/00, a deputada Rita Camata (PMDB-ES) demonstra que o fenômeno da emigração de brasileiros para diversos países cresceu nos últimos 25 anos.

A relatora informa que, atualmente, o número de emigrantes brasileiros já pode chegar a 3,5 milhões de pessoas, das quais um terço vive clandestinamente em 30 países. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, 38% dos brasileiros emigrantes foram para os Estados Unidos, 30% para o Paraguai, 13% para o Japão e 11% para a Europa.

O relatório destaca que a década de 80 registrou o primeiro crescimento da emigração para os Estados Unidos. Segundo Rita Camata, a maioria dos emigrantes que vão para os EUA é de jovens com bom nível de escolaridade e pertence à classe média, que busca oportunidades de emprego.

Divergências
No entanto, Rita Camata aponta divergências nas estatísticas. O Ministério das Relações Exteriores não tem um cálculo preciso sobre o número de brasileiros que vivem nos EUA, já que a maioria deles é clandestina, mas estima que esse contingente gire em torno de 1% da população brasileira, o que chega a aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.

Já os centros de imigrantes que atendem os brasileiros nos Estados Unidos afirmam que o número de brasileiros gira em torno de 1,2 e 1,5 milhão de pessoas, dos quais 60% a 70% são ilegais. A maior concentração está nas regiões de Nova Iorque (cerca de 400 mil), Boston (cerca de 300 mil), Flórida (mais de 200 mil) e Califórnia (cerca de 70 mil pessoas).

Outro ponto ressaltado pela relatora é a grande concentração de emigrantes que saem de Minas Gerais, especialmente da região de Governador Valadares. Os valadarenses, informa a relatora, representam entre 60% e 70% dos brasileiros nos EUA. Ela salienta que uma larga porcentagem entrou nos EUA ilegalmente, pela fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Outros países
No Paraguai, a presença dos cerca de 470 mil brasileiros está ligada à falta de oportunidade de trabalho nos campos. "Milhares de camponeses são literalmente empurrados para os países fronteiriços, como o Paraguai, onde o seu número não pára de aumentar. A maioria desses imigrantes está registrada no Consulado do Brasil em Ciudad del Este, junto à fronteira com o Brasil", explica.

No Japão, o número estimado é de cerca de 280 mil imigrantes brasileiros. Rita Camata salienta que a constituição da colônia japonesa no Brasil no início do século 20 se tornou fonte de uma nova circulação de migrantes, em sentido contrário.

A vinda de portugueses para o Brasil representou, durante séculos, a maior parte da circulação de pessoas entre os dois países. No entanto, a situação se inverteu. Em 2004, os brasileiros constituíam já a maior comunidade de imigrantes do país europeu, em torno de 100 mil pessoas. "Agora, milhares de brasileiros vão para Portugal, país que tem funcionado como ponto de escala para outros destinos europeus ou como porto de abrigo quando as coisas correm mal em outros lugares da Europa."

Outros países europeus que no passado foram origem de imigrantes para o Brasil são hoje destino dos emigrantes brasileiros. A relatora cita como exemplos a Alemanha (70 mil), a Itália (70 mil) e a Espanha (50 mil). Entre brasileiros que vivem legalmente ou de forma clandestina, o Reino Unido tem cerca de 35 mil brasileiros. O Brasil é o país com o maior número de imigrantes barrados no Reino Unido (5,1 mil em 2004).

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.