Conheça o processo de votação por meio da urna eletrônica

05/01/2007 - 11:28  

As urnas eletrônicas desenvolvidas pela Câmara, que são destinadas a votações secretas, foram apresentadas ao público no dia 4 de dezembro, no Salão Verde da Câmara.

O sistema utilizou como referência a urna eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A urna da Câmara, no entanto, dispensa a necessidade de mesário para identificar o eleitor. Ela se assemelha a um terminal de auto-atendimento, em que o próprio deputado se identifica com a sua senha e com a impressão digital (o que já é feito nas votações em Plenário). Em seguida, aparecem as fotos dos candidatos, lado a lado, e o deputado toca na foto daquele que preferir. Os demais cargos, no caso de eleição da Mesa, aparecem sucessivamente.

No painel eletrônico, ficará destacado o nome do deputado que já votou, o que permite ao presidente identificar se todos já votaram.

Ao apresentar a urna, em novembro, o diretor do Centro de Informática (Cenin) da Câmara, Fernando Torres, disse que, em uma votação simples, cada deputado deve levar cerca de 15 segundos para votar. No caso da eleição para a Mesa Diretora, em razão de haver diversos cargos em disputa, esse tempo poderá ser de 45 segundos. A apuração, que no sistema de cédulas já durou cerca de 14 horas, será instantânea.

Sigilo
O 1º vice-presidente da Câmara, deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), lembrou que o uso da urna eletrônica é uma idéia antiga e que faltava apenas vontade política para implementá-la. Ele atribuiu essa resistência à violação do painel eletrônico do Senado em 2000, no processo de cassação do então senador Luiz Estevão. Para Nonô, o desafio da Câmara foi desenvolver um sistema que impedisse a repetição de um episódio como aquele.

O diretor da Coordenação do Sistema de Voto Eletrônico da Câmara, Leírton Saraiva de Castro, afirmou que é impossível ocorrer violação na urna eletrônica da Câmara. Segundo ele, no momento em que o deputado vota, esse voto é criptografado (codificado de maneira que fique ilegível) e armazenado em um banco de dados até o momento da apuração. Esses dados serão descartados logo após a totalização dos votos. "O voto descodificado não é gravado em momento algum", diz.

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.