Direito e Justiça

Câmara adotará urna eletrônica para votações secretas

29/11/2006 - 22:13  

As votações secretas na Câmara dos Deputados passarão a ser feitas por meio de urnas eletrônicas. O uso do novo sistema, desenvolvido pelo Centro de Informática (Cenin) da Casa, foi aprovado nesta quarta-feira pela Mesa Diretora. O fim das votações por meio de cédulas impressas depende ainda de mudança no Regimento Interno.

É possível que as urnas eletrônicas sejam usadas já na escolha do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na próxima semana, assim como na votação do processo de perda de mandato do deputado José Janene (PP-PR) e na eleição da futura Mesa Diretora, em 1º de fevereiro de 2007.

De acordo com o 3º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), o sistema também facilitará a contagem dos votos. "A apuração é quase instantânea; e, logo após a apuração, o voto com a designação dos parlamentares é apagado do sistema. Isso é um avanço", declarou.

Para explicar detalhes do processo, o diretor do Cenin, Fernando Torres, dará entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), às 10 horas, no auditório da TV Câmara.

Agilidade nas votações
O novo sistema agilizará as votações da Casa. Serão usados microcomputadores com telas sensíveis ao toque e autenticadores biométricos iguais aos dos postos de votação do plenário. A urna, integrada ao rigoroso sistema de segurança do painel eletrônico, garantirá velocidade na apuração, sigilo absoluto e precisão nos resultados de todos os tipos de eleições.

Votações secretas por meio de sistema eletrônico já estavam previstas desde 1995. Primeiramente, pensou-se em usar os postos de votação do plenário Ulysses Guimarães para a implantar o sistema; mas como eles ficam expostos, o que não garante a segurança necessária, foram criadas as urnas eletrônicas.

Leia mais:
Privacidade dos parlamentares será garantida

Reportagem - Antonio Vital/Assessoria de Imprensa e Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.