Política e Administração Pública

Comissão especial aprova projeto de criação da Petro-Sal

04/11/2009 - 22:42  

Oposição apresentou destaques para mudar critérios de escolha de diretores da nova estatal, mas todos foram rejeitados.

A comissão especial que analisa a criação da Petro-Sal (PL 5939/09) aprovou nesta quarta-feira o parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG). Pelo texto, a União terá 100% do capital social da empresa, que vai ter sede em Brasília e escritório no Rio de Janeiro e gerir os contratos de exploração e de comercialização do petróleo e do gás natural encontrados na camada pré-sal. O projeto segue para votação pelo Plenário.

A oposição tentou aprovar sete destaques alterando o texto, mas não conseguiu. O deputado João Oliveira (DEM-TO) disse que o parecer está cheio de vícios. Ele afirmou que, em plenário, vai continuar propondo que os dirigentes da Petro-Sal dependam de aprovação do Senado e que o número de servidores da empresa seja estabelecido por lei, e não por estatuto.

"Evita o vício da política, de encher aquela instituição de pessoas incapazes, que não vão render nada, para fazer proselitismo político. Na questão da escolha do Senado, é importante porque o Senado é quem está apto para escolher membros vultosos para assumir cargo no governo. Se deixar isso a critério da Presidência da República, aí vão colocar quem quiserem", destacou, acrescentando que a escolha precisa ser democrática, observando o notório saber e a conduta ilibada dos diretores.

O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) rebateu o argumento. "O que a oposição está querendo é inviabilizar a empresa do pré-sal. Você imagina se a empresa precisar contratar funcionários, ou mesmo diretores. Tem uma crise no Senado e simplesmente a empresa é paralisada? E os contratos que estão em andamento, a relação com outros países, com o setor petrolífero? É uma proposta inócua que, se fosse aprovada, inviabilizaria a própria empresa nos moldes em que está sendo programada: empresa enxuta e com capacidade técnica para gerir os contratos do pré-sal", ressaltou.

Entre as mudanças propostas pelo relator, deputado Luiz Fernando Faria, e aprovadas pela comissão, estão a definição de um mandato de quatro anos para os integrantes dos conselhos Fiscal e de Administração da Petro-Sal, permitida uma recondução, e a quarentena de quatro meses para os dirigentes da empresa. Nesse período, eles não poderão atuar no mercado de petróleo e gás e vão receber os mesmos salários dos cargos que ocupavam.

Notícias relacionadas:
Comissão adia para terça votação da capitalização da Petrobras
Comissão aprova Fundo Social do pré-sal com novos recursos
Polêmica sobre royalties adia votação sobre exploração do pré-sal
Relatório da Petro-Sal deverá ser votado na semana que vem
Governo negocia com relatores alterações nos projetos do pré-sal
Especialistas discordam sobre qual deve ser o papel da Petro-Sal
Advogado diz que preferência para Petrobras é inconstitucional
Pré-sal: presidentes de comissões dizem que prazos serão cumpridos
Relator descartará emendas sobre escritórios estaduais da Petro-Sal

Reportagem - Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta