Relatora quer assegurar capacitação para agentes de saúde

28/10/2009 - 21:45  

A relatora da PEC dos agentes de saúde (391/09), deputada Fátima Bezerra (PT-RN), afirmou que, além do salário, é igualmente necessário tratar da construção de uma carreira para esses profissionais, o que pressupõe formação e capacitação.

Na audiência de hoje da comissão especial que analisa a PEC, Fátima Bezerra e o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) também destacaram a importância do trabalho pioneiro do médico Carlile Lavor como idealizador do programa de agentes comunitários de saúde do Ceará. Presente à audiência, Carlile destacou que a experiência em seu estado foi a primeira no Nordeste.

O médico relatou que, mesmo em um ano de seca, os agentes conseguiram baixar os índices de mortalidade infantil. Segundo ele, os agentes de saúde fizeram com que os partos fossem realizados em maternidades, incentivaram os exames pré-natais e convenceram os pais a levar seus filhos para vacinar. "O sucesso foi tanto que o Ceará ganhou um prêmio das Nações Unidas, e a iniciativa foi estendida aos estados vizinhos", lembrou.

Nova reunião
A deputada Fátima Bezerra anunciou que a comissão especial voltará a se reunir na próxima terça-feira (3) para um seminário sobre piso salarial nacional e plano de carreira. O evento ocorrerá no auditório Nereu Ramos, da Câmara.

Reportagem - Juliano Pires
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.