Deputado defende aprovação de PEC dos agentes de saúde

28/10/2009 - 21:44  

O deputado Jofran Frejat (PR-DF) defendeu hoje a aprovação da PEC dos agentes de saúde (391/09), durante a audiência pública da comissão especial que analisa a proposta.

Frejat, no entanto, disse ser contra a realização de concursos para os agentes comunitários, pois entende que esses agentes precisam pertencer as suas comunidades. Ele disse que, quando se abre concursos, as pessoas que passam podem ser de outras cidades, estados ou até regiões e não teriam nenhuma relação ou familiaridade com as comunidades a serem atendidas.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante de Souza, afirmou que o trabalho de agente comunitário de saúde é um trabalho por vocação. O deputado Efraim Filho (DEM-PB) concordou com ela e afirmou que o trabalho dos agentes é como o dos políticos. "Eles também precisam estar presentes no dia-a-dia das pessoas. São procurados para resolver os mais diversos problemas e, muitas vezes, ainda precisam ouvir dúvidas e queixas de áreas completamente diferentes daquelas em que trabalham", comparou.

Efraim, no entanto, questionou se a fixação do piso salarial terá conseqüências práticas para esses profissionais. A presidente da Conacs respondeu que a fixação do piso, prevista na PEC dos agentes, vai melhorar as condições de vida dessa população e permitir que ela seja menos refém da boa vontade de prefeitos que aumentam e diminuem as remunerações e pagam ou deixam de pagar de acordo com seus interesses políticos.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou o trabalho dos agentes como a forma com que o Estado se faz representar nas comunidades mais carentes e distantes dos principais centros urbanos.

Reportagem - Juliano Pires
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.