Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

14/12/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/12/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Veto aos royalties do petróleo provoca acirrados debates em sessão do Congresso

Clima tenso na sessão do Congresso para votar urgência para o veto da presidenta Dilma Rousseff, que mantém as atuais regras de distribuição dos royalties do petróleo para os contratos em vigor. Com o veto, os royalties de petróleo gerados a partir de contratos antigos não serão redistribuídos para beneficiar também estados e municípios não produtores. Parlamentares de estados produtores tentaram impedir a votação com pedidos, que foram rebatidos. Acalmados os ânimos, deputados e senadores aprovaram a urgência para votar os vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto que redistribui os lucros da exploração do petróleo.

A reportagem do jornal Estado de S.Paulo com denúncias de Marcos Valério, pivô do mensalão, de suposta ligação do ex-presidente Lula com o esquema, repercutiu em plenário. Segundo Marcos Valério, em depoimento à Procuradoria da República, o ex-presidente teria dado aval aos empréstimos feitos por Valério em nome do PT. E que o esquema teria financiado despesas pessoais do ex-presidente. A oposição pede explicações.

Não houve acordo de líderes para votar pontos da reforma política, mas o tema continua em discussão. O financiamento público de campanhas é o tema preferido.

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES