31/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Miguel Arraes - Origem do Líder

Documentário que relata um dos períodos mais significativos da vida pública de Miguel Arraes, figura das mais influentes na política do Nordeste.

Para muitos, a importância política de Arraes foi construída no curto período entre a prefeitura do Recife e os 14 meses que exerceu o mandato de governador de Pernambuco, antes de ser deposto pelo golpe militar de 1964.

Tendo como pano de fundo as principais ações realizadas por Arraes, como o Movimento de Cultura Popular e o Acordo do Campo; os conflitos trabalhistas e os vários movimentos grevistas; a relação com as Ligas Camponesas e as possíveis ligações com o comunismo e com outros países, "Miguel Arraes – Origem do Líder" busca trazer reflexões sobre esse momento histórico, em que o político se tornou um dos principais representantes da esquerda brasileira e possível candidato à Presidência da República.

Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história, com depoimentos exclusivos de personagens da vida pública nacional sobre fatos que marcaram a trajetória do país.

NOSSAS REDES