Documentários

Programas da TV Câmara

23/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Movida pela Vida

O filme parte da história de dois personagens para mostrar a atuação do Movida: Iranilde Russo, fundadora do movimento, e Angélica Elmescany, que se juntou ao Movida em 2008. Através desses personagens, as ações e a atuação do Movida são mostradas, tendo como ponto máximo a grande caminhada que toma as ruas de Belém no dia 10 de janeiro, dia emblemático para os participantes do Movida, e que foi instituído como Dia Estadual do Movimento pela Vida e Paz.

O documentário mostra como uma iniciativa, que começou como uma luta pessoal de Iranilde Russo em busca de justiça pela morte do filho, se transformou em uma mobilização social e coletiva, hoje reconhecida não apenas no Pará, mas em todo o país. O o filme revela a solidariedade, o companheirismo, o apoio psicológico e as orientações que os participantes do Movida dão uns aos outros, ajudando a superar as perdas e a dor dos familiares de vítimas da violência.

Sobre a série A Hora é Agora

Promovido pela Câmara dos Deputados, o edital  A Hora é Agora buscou dar visibilidade a iniciativas de organização da sociedade, que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias, alguns deles expressos nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

Entre 62 projetos inscritos no edital, 14 passaram à segunda fase e participaram do pitching onde defenderam presencialmente suas ideias. Sete foram escolhidas pela Comissão de Seleção. Cada proponente selecionado recebeu da Câmara 70 mil reais para serem usados na produção do programa.

Para minimizar os efeitos da concentração de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o edital inovou. Promoveu competições regionais e propôs premiar, pelo menos, uma proposta de cada região do Brasil. Dessa forma, as produtoras do Norte competiram apenas com empresas de sua área geográfica. O edital A Hora é Agora foi a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a usar essa lógica, que havia sido recomendada pelo Fórum de TVs Públicas do Brasil.

divulgação
A Hora é Agora - documentário Movida pela Vida
Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

Veja também