Documentários

Programas da TV Câmara

10/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Enciclopédia do Riso e da Dor

BANNER ENCICLOPEDIA RISO_01

O documentário Enciclopédia do Riso e da Dor, com direção de Guga Caldas, mostra o funcionamento da Justiça brasileira no período da ditadura militar. A produção conta com relatos de grandes nomes do meio jurídico brasileiro que se especializaram na defesa de presos políticos, como Eny Moreira, Rosa Maria Cardoso, Técio Lins e Silva e Modesto da Silveira.

Numa série de depoimentos comoventes, o documentário revela a coragem de um grupo de advogados que decidiu lutar contra os desmandos do regime. Calcula-se que a ditadura militar realizou mais de 25 mil prisões políticas – na sua maioria, estudantes e trabalhadores que foram submetidos aos mais variados tipos de tortura, muitas vezes resultando na morte do preso. O documentário mostra como era difícil a luta desses advogados até mesmo para descobrir em que quartel ou delegacia se encontravam seus clientes; como era a busca por desaparecidos e as consequências desse enfrentamento com o regime de exceção.

Enciclopédia do Riso e da Dor também revela o trabalho heróico e clandestino desses advogados, que passaram a copiar os processos arquivados nos tribunais militares – numa tentativa de preservar a memória deste período e comprovar a arbitrariedade das prisões.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Guga Caldas
Edição e Finalização: Guem Takenouchi
Imagens: Edson Cordeiro
Auxiliar: Alessandro Palmier
Produção: Pedro Henrique Sassi
Arte: Pedro Mafra
Pesquisa: André Bergamo

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES