Documentários

Programas da TV Câmara

18/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Orçamento Brasil - LOA

No Brasil é o Executivo quem elabora a proposta de gastos do Governo. Mas o orçamento do País é uma lei – Lei Orçamentária Anual – e precisa, portanto, ser votada pelo Congresso Nacional. Orçamento Brasil, documentário produzido pela TV Câmara, mostra as várias etapas da votação dessa lei no Congresso Nacional e como os parlamentares podem interferir na destinação do dinheiro público.

É por meio do orçamento que o Governo define as prioridades para as políticas públicas para o País. No Congresso, deputados e senadores vão além da avaliação da proposta – apresentada anualmente até o dia 31 de agosto – e podem remanejar, incluir novos gastos, ou ainda cancelar despesas. Para isso, apresentam as chamadas emendas, que podem ser individuais ou coletivas, feitas em nome das bancadas estaduais e de comissões técnicas da Câmara e do Senado. Para muitos deputados, a emenda parlamentar representa a democratização no uso do dinheiro público, a oportunidade de direcionar recursos para as pequenas cidades do País que, de outra forma, não conseguiriam resolver parte de seus problemas.

Como o Orçamento segue regras específicas, é tarefa do Legislativo verificar se a proposta está de acordo com o Plano Plurianual – o planejamento feito para quatro anos de governo; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no primeiro semestre de cada ano; e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que orienta a administração pública.

O orçamento é considerado uma peça técnica, mas também um instrumento político. A população, por meio de organizações não governamentais e de órgãos públicos, acompanha atentamente todo o processo de votação. Afinal, é a lei orçamentária que torna concreta a realização de políticas de interesse da sociedade.
O documentário Orçamento Brasil tem 25 minutos de duração.

Ficha Técnica

Roteiro e direção – Glória Varela
Edição de imagens e finalização – Rubens Duarte
Videografismo – Tiago Keise
Produção – Pedro Caetano Braga Santos e Pedro Henrique Sassi

Duração: 25 minutos

Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

Veja também

MAIS CONTEÚDO SOBRE