Documentários

Programas da TV Câmara

30/12/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/12/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Orçamento Brasil - LDO

Um trilhão e oitocentos bilhões de reais. É o que o Brasil teve para gastar em 2010. Onde e como gastar? Quais as principais metas do Orçamento do País? Que políticas públicas teriam prioridade na definição de gastos?

Essas decisões estão na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO. A proposta elaborada pelo governo deve chegar ao Congresso Nacional até 15 de abril de cada ano, e deputados e senadores fazem as mudanças que julgam necessárias para melhor distribuir o dinheiro público.

O documentário Orçamento Brasil explica todo o processo de elaboração da LDO - da reivindicação de recursos de cada órgão do governo ao Ministério do Planejamento até a análise da proposta pelo Congresso Nacional.

Anualmente, a LDO define as metas e as prioridades do governo para o ano seguinte. Com base no projeto aprovado pelo Legislativo, o governo elabora uma nova proposta, a Lei Orçamentária Anual, com indicação detalhada de custos e valores de todos os gastos previstos, tanto para a manutenção da máquina administrativa como para investimentos.

Depoimentos de gestores públicos e de parlamentares mostram a importância das definições da LDO na vida do País. E representantes de organizações não governamentais destacam que é na fase legislativa que a sociedade civil tem espaço para interferir no processo de definição das políticas públicas.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Glória Varela
Edição e Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção Executiva: Dulcídio Siqueira Neto
Produção: Pedro Henrique Sassi e Pedro Caetano Braga Santos
Narração: Vera Morgado
Imagens: Edson Cordeiro e Cláudio Adriano
Trilha Original: Alberto Valério

Duração: 22 minutos

Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

Veja também

MAIS CONTEÚDO SOBRE