13/03/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/03/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Longevidades

O Brasil tem hoje quase vinte milhões de idosos. Em três décadas, 55 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Com base nesses números, o novo documentário produzido pelo Núcleo de Longos Formatos da TV Câmara mostra as mudanças no perfil demográfico do país e debate as consequências que o recente aumento da população de idosos vem trazendo para as políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Como fio condutor, o documentário Longevidades apresenta a rotina e os depoimentos de brasileiros que vivem diferentes realidades: a professora aposentada que cuida dos bisnetos; o vendedor ambulante que nunca pagou INSS; o idoso sem família; a aposentada que prefere morar em asilo; o aposentado que voltou à universidade; o portador de Alzheimer que conta com o amor da família. Esses são alguns dos personagens que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje.

Entre outros convidados, participam do programa o diretor do Centro de Medicina do Idoso da Universidade de Brasília, Dr. Renato Maia; o Secretário de Políticas Previdenciárias do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer; e a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) Ana Amélia Camarano. A trilha sonora é do músico mineiro Yuri Popoff.

Roteiro e Direção: Gisele Rodrigues - Trilha Sonora: Yuri Popoff

Longevidades

o documentário Longevidades apresenta a rotina e os depoimentos de brasileiros que vivem diferentes realidades, personagens que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje. Produzido em 2009 pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE