Documentários

Programas da TV Câmara

05/05/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/05/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Na Rota do Biodiesel

A produção de um combustível renovável aliada à agricultura familiar é o tema deste documentário. O programa mostra como o cultivo de mamona, uma oleaginosa própria para o solo do semi-árido nordestino, vem abrindo perspectivas econômicas para famílias da região do município de Canto do Buriti, no interior do Piauí. A mamona cultivada por mais de 600 famílias de agricultores alimenta uma usina de biodiesel em outra região do estado, no município de Floriano, cuja população também experimenta uma fase de mais emprego e renda a partir do combustível alternativo.

Na Rota do Biodiesel mostra também a iniciativa pioneira de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, onde foi montada a primeira usina-escola de produção desse combustível no país. Patenteado em 1980 pelo cientista cearense Expedito Parente, só agora o biodiesel vem sendo encarado com uma alternativa viável de produção de um combustível que se renova – contra a ameaça cada vez maior de esgotamento do petróleo. Em 2004, o avanço na pesquisa deste combustível verde culminou com o anúncio do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – o chamado "marco regulatório" que estabelece parâmetros, normas técnicas e incentivos fiscais para a sua produção.

O biodiesel pode ser em formatos tecnológicos variados – como o óleo produzido em larga escala a partir da soja, por exemplo. Mas uma das características da política brasileira de produção do novo combustível é o incentivo à aliança com a agricultura familiar. Assim, ganham incentivos oficiais empresas que optarem por fabricar o biodiesel a partir da mamona no interior nordestino, em iniciativas que passem pelo emprego da agricultura familiar. É a realização específica dessa política que o documentário mostra, com depoimentos de agricultores, pesquisadores, técnicos e agrônomos envolvidos nessa experiência.

Ficha Técnica

Direção: Sebastião Vicente
Produção Executiva: Getsemane Silva
Produção: Giuliano Baeta e Rafaela Rodrigues
Edição: Leandro Moura
Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Leonardo César Veloso
Fotografia: Cláudio Adriano
Assistente de Câmera: Mauro Maranhão
Trilha Original: Alberto Valério

Duração: 20 minutos

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES