Rádio Câmara

Outras Vozes

A Aids e as mulheres: Aparecida Lemos

08/08/2019 - 10h00

  • A Aids e as mulheres: Aparecida Lemos (bloco 1)

  • A Aids e as mulheres: Micaela Cyrino e Maria Medianeira (bloco 3)

  • A Aids e as mulheres: Mara Moreira e Maria das Dores da Silva (bloco 4)

  • A Aids e as mulheres: Maria Emília Ferreira (bloco 5)

  • A Aids e as mulheres: Nair Brito (bloco 6)

  • A Aids e as mulheres: Nívea Queiroz (bloco 7)

  • A Aids e as mulheres: Regina Cohen e Eglair Pereira (bloco 8)

  • A Aids e as mulheres: Sílvia Almeida e Maria Georgina Machado (bloco 9)

  • A Aids e as mulheres: Simoni Bitencourt (bloco 10)

Arte/SECOM
AIDS
O Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas busca fortalecer outras mulheres com HIV

Esta edição traz um documentário produzido pelo Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, um grupo de mulheres com HIV que buscam maneiras de encorajar, de fortalecer outras mulheres com HIV.

Intitulado "Flores Vermelhas: uma história tecida com poesia, ética e política", o documentário traz relatos de cidadãs de vários cantos do Brasil: mulheres brancas, negras, indígenas; mulheres com deficiência, lésbicas, heterossexuais, mães, irmãs. Todas soropositivas. Elas falam sobre preconceito, autoestima, perspectivas e sonhos para o futuro. Enfim, sobre os desafios da vida com o HIV.

A Aids e as mulheres

Quando o mundo descobriu a Aids, ela parecia ser uma doença de homens homossexuais. Mas rapidamente ficou claro que o vírus não escolhia parceiros. A infecção pode ocorrer em relações sexuais entre homens, entre homens e mulheres e, suspeita-se, também nas relações lésbicas.

E o número de casos de HIV e Aids em brasileiras só tem aumentado. Se antes havia uma mulher infectada para casa homem; hoje, essa proporção passou para menos de dois para uma. Mais da metade das infectadas têm baixa escolaridade, não tendo concluído o Ensino Fundamental.

O programa

Outras Vozes é um programa colaborativo em que o público deixa de ser apenas espectador para se tornar produtor de conteúdo. Comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das periferias e outras engajadas nas mais diversas causas têm hoje o audiovisual como instrumento de expressão e mobilização. Ao abrir espaço para a exibição desses produtos, a TV Câmara e a Rádio Câmara fomentam uma democracia participativa na mídia e cumprem o disposto no artigo 221 da Constituição: promoção da cultura regional e estímulo à produção independente.

Direção do programa Outras Vozes — Jeff Ivanicska Na Rádio Câmara, os relatos foram envelopados em interprogramas de dois minutos, que serão veiculados diariamente nos intervalos da programação.

Outras Vozes é um programa colaborativo que apresenta produções audiovisuais e radiofônicas que são produzidas pela sociedade civil e carecem de circuito exibidor.

TODAS AS EDIÇÕES