Rádio Câmara

Câmara Ligada

Políticas culturais no país

30/10/2015 -

  • Políticas culturais no país (bloco 1)

  • Políticas culturais no país (bloco 2)

  • Políticas culturais no país (bloco 3)

O Câmara Ligada vai falar sobre as políticas culturais no país. Vamos conversar sobre a diversidade cultural brasileira e a importância da valorização dos jovens como protagonistas na produção e na gestão cultural. Além das políticas públicas de incentivo e fomento às expressões artísticas e projetos culturais, a juventude têm se apoiado na possibilidade do financiamento coletivo como uma alternativa para viabilizar diferentes produções. Mas afinal, como a arte e a cultura podem contribuir para a formação dos jovens?

Atração Musical:

Câmara dos Deputados
TV Câmara - Câmara Ligada - políticas culturais no país 3
Arte e cultura com os Irmãos Saúde 

Dillo Daraújo é compositor e multi-instrumentista. Em 2004 lançou o álbum CrocoDilloGang, que lhe abriu o caminho na construção de sua discografia. Seu talento foi lapidado pelos nomes de peso com quem tocou como Frejat, Tom Zé e o maestro Silvio Barbato. Em 2008 gravou o disco Mestiço, onde mostrou sua personalidade mesclando ritmos. Seu mais recente álbum, Jacaretaguá, entrou na maioria das listas dos melhores discos brasileiros de 2012. Atualmente, Dillo trabalha em seu próximo CD.

Convidados:

Deputada Erica Kokay (PT/DF).

Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella é advogado, pesquisador e gestor cultural. Em 2008, coordenou a produção cultural da Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE), que percorreu os 27 estados do país com espetáculos de cultura popular. Entre 2013 e 2015, se dedicou à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2014, publicou o livro "Plano Nacional de Cultura – direitos e políticas culturais no Brasil".

Ankomárcio e Ruiberdan são os Irmãos Saúde, fundadores do Circo Teatro Artetude. Eles conheceram a arte através de vivências com mestres da cultura popular. Hoje desenvolvem trabalhos em comunidades de todo o Brasil na área de circo e teatro de rua, oferecendo espetáculos e oficinas que, de alguma maneira, contribuem no conhecimento e reconhecimento da identidade cultural dessas comunidades.

A blogueira desta edição será Fernanda Quevedo, comunicadora e também integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Apresentação - Vera Morgado Direção - Chiaro Trindade Produção - Carol Barboza