Rádio Câmara

Caixote

Maioridade Penal

08/08/2019 - 10h00

Na atual temporada do programa Caixote, vamos discutir temas ligados à segurança pública no Brasil. O apresentador dos programas que vão discutir esses temas é o rapper brasiliense, GOG. GOG nasceu em Sobradinho, Distrito Federal, e trilhou a sua carreira apostando no rap como ferramenta social. Considerado um intelectual do hip hop brasileiro, acredita que o estilo é representativo das periferias, e reforça a autoestima da juventude negra e periférica, público tradicionalmente alvo de preconceitos sociais.

Os temas escolhidos para a segunda temporada do Caixote, redução da maioridade penal, desarmamento e sistema prisional, são frequentemente abordados nas canções de GOG.

O Caixote incentiva as pessoas a se mobilizarem, dá dicas para seguir o trabalho dos políticos eleitos e também de como acompanhar Políticas Públicas em instâncias de decisão, como Orçamento Participativo ou Conselhos Nacionais. Participações especiais do músico Cacai Nunes, da rapper Vera Veronika e o DJ Chocolaty, da banda Dialeto Soundcrew, grupo de break Zulu DF e Mambembrincantes.

No primeiro programa da temporada, um crime que chocou o país e reacendeu o debate sobre a redução da maioridade penal. Em 2013, um rapaz de 19 anos foi morto em abril, em uma tentativa de roubo por um jovem de 17 anos. No dia seguinte, o ladrão se entregou a polícia, dia do seu aniversário quando completava 18 anos. Por ser menor de idade quando cometeu o crime, não poderia ser julgado pela justiça comum. 

A saída para o problema seria prender mais cedo os jovens infratores? Este debate permeia a primeira edição da nova temporada do Caixote. O programa ouviu a opinião de sociólogos, especialistas em educação, autoridades do setor, políticos, artistas e, claro, não deixou de fora a “voz das ruas”. Bons argumentos favoráveis e contrários à redução da maioridade penal dão um toque de polêmica (saudável) ao programa. O Caixote também mostra bons exemplos voltados para formação de jovens de 16 a 21 anos.

Apresentação: Verônica Lima

Caixote é uma série em dois episódios, veiculada semanalmente pela Rádio e pela TV Câmara, com linguagem simples, didática, bem-humorada e questionadora. A ideia é aproximar o cidadão dos temas políticos que interferem no dia a dia.

TODAS AS EDIÇÕES