Cidades e transportes

Comissão debate concessões ferroviárias e o funcionamento da Ferrovia Norte-Sul

02/07/2018 - 17:36  

A Comissão de Viação e Transportes debate nesta terça-feira (3) concessões de ferrovias, obras inacabadas e ramais desativados, bem como a conclusão e o efetivo funcionamento da Ferrovia Norte-Sul. O debate atende a requerimentos de diversos parlamentares.

De acordo com o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), a maior parte da capilaridade da malha ferroviária brasileira está distribuída ao longo da borda continental do Brasil ou próxima a ela, devido ao necessário acesso aos portos marítimos. Segundo ele, para incrementar o uso deste modal, sucessivos governos brasileiros vêm promovendo grandes esforços para ampliar o número de estados servidos pelo transporte ferroviário.

“Porém, com a privatização da Rede Ferroviária Federal em 1996, quando começou a operação das primeiras ferrovias concessionadas, apenas os segmentos de grande volume de cargas foram mantidos e modernizados, com a ampliação da sua capacidade, objetivando maior retorno para as concessionárias”, afirma.

O resultado, avalia o parlamentar, foi a desativação de inúmeros ramais pelo Brasil afora, que cumpriam importantes funções sociais, e acabaram deixando grandes contingentes populacionais desassistidos pelos trilhos que realizaram grande parte da transformação urbana no interior do nosso País.

Foram convidados, entre outros:
- o diretor  de Operações e Participações da Valec Engenharia, Marcus Expedito Felipe de Almeida; 
- o diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes; e 
- o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sergio Lobo.

Confira a relação completa de convidados.

A reunião será realizada às 15 horas, no plenário 11.

O evento será interativo pelo e-Democracia.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.