Cidades e transportes

Frente vai atuar pelo desenvolvimento da indústria de carros elétricos

17/05/2018 - 19:07  

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletromobilidade Brasileira foi lançada nesta quinta-feira (17). Composto por 190 deputados e 10 senadores, o grupo busca estimular o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira de veículos elétricos. 

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Eletromobilidade Brasileira

O coordenador da frente, deputado Marcelo Matos (PSD-RJ), destacou que o objetivo é apresentar propostas para incrementar o mercado interno, o desenvolvimento tecnológico e a infraestrutura. "Criar os incentivos necessários para que essa indústria ganhe força no País, nos estados, e gere emprego e renda", afirmou.

Futuro
O ministro da Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, esteve presente ao lançamento da frente e destacou que os veículos movidos a energia elétrica são o futuro da mobilidade urbana.

"A mobilidade está vinculada à qualidade de vida das pessoas, ao desenvolvimento do País, ao instrumento de trabalho de todos os brasileiros. E a mobilidade elétrica é uma das principais saídas para que a gente possa ter uma mobilidade saudável, baseada na sustentabilidade na independência brasileira", defendeu.

Meio Ambiente
Segundo dados da ONU Meio Ambiente, se toda a frota atual de ônibus e táxis de 22 cidades de 12 países da América Latina fosse substituída por modelos elétricos, seriam economizados, até 2030, cerca de US$ 64 bilhões em combustíveis. Ainda segundo a ONU, essa mudança poderia livrar mais de 36 mil pessoas do risco de morte prematura causada pela má qualidade do ar.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.