Cidades e transportes

Viação e Transportes debate padronização de placas de veículos no Mercosul

Os internautas podem enviar perguntas ao deputados durante a realização do debate por meio do portal e-Democracia

25/04/2018 - 07:58  

A Comissão de Viação e Transportes promove audiência pública nesta manhã sobre a implantação no Brasil da padronização das placas de veículos dos países do Mercosul, prevista em resoluções do Grupo do Mercado Comum e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Wikipedia
Transporte - geral - placas automóveis Mercosul
Novos modelos de placas para veículos dos países do Mercosul

A padronização incluiria não somente a placa de identificação, mas também um sistema de consultas sobre veículos do Mercosul com o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao furto e roubo de veículos, tráfico de pessoas e narcotráfico, além de outros crimes.

Autor do requerimento para o debate, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) explica que o Contran já editou cinco resoluções adiando a implantação da medida. O prazo atual para registro de todos os veículos é 31 de dezembro de 2023. “Tal contexto demonstra que o assunto tem sido tratado de forma muito inconstante no País”, lamentou.

Além disso, o deputado teme que a inclusão de todos os veículos atualmente registrados na exigência da nova placa do Mercosul “acarrete custos altíssimos para os atuais proprietários de veículos”. Hugo Leal quer aproveitar a audiência pública para conhecer como está sendo feito o processo de implantação dessa placa no Uruguai e na Argentina.

Foram convidados para o debate:
- a presidente da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul, Mirtha Palácios;
- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício José Alves Pereira; e
- representantes da Argentina e do Uruguai.

Confira a lista completa de convidados.

A audiência ocorre às 9 horas, no plenário 11.

Participação popular
Os interessados poderão participar do debate ao vivo enviando perguntas, críticas e sugestões por meio do portal e-Democracia. Clique no banner abaixo e participe.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.