Cidades e transportes

No Dia Mundial sem Carro, Câmara incentiva uso de bicicletários

22/09/2014 - 20:38  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Bicicletário da Câmara dos Depútados
Bicicletário é uma iniciativa do Programa de Mobilidade Sustentável da Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados vai ampliar a infraestrutura de apoio para os servidores que preferem pedalar até o trabalho. Atualmente, há 80 armários e 33 paraciclos (vagas para estacionamento de bicicletas). Essa quantidade deve aumentar no próximo ano.

Desde 2012, a Câmara possui o Programa de Mobilidade Sustentável (MOB - Bicicletas), criado pelo Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara) em conjunto com o Departamento Técnico (Detec). O programa tem o objetivo de incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis e que promovam o aumento da qualidade de vida.

Além dos armários e paraciclos, há também quatro conjuntos de vestiários com chuveiro e área para troca de roupa. Devido à grande procura, atualmente há uma lista de espera de servidores ciclistas para ter acesso aos armários.

O chefe da Seção de Acessibilidade e Sustentabilidade (Seaps) do Detec e coordenador da área de Arquitetura e Construção Sustentável do EcoCâmara, Fabiano Sobreira, ressalta que é possível conciliar o uso da bicicleta com o metrô. "No último vagão, é permitida a entrada de bicicletas."

A servidora Evelin Maciel, coordenadora da Rede Legislativa de TV Digital, pedala até a Câmara duas vezes por semana. Ela elogiou a estrutura oferecida pela Casa, mas ressaltou que, em Brasília, há muitas vias sem espaço reservado para ciclistas. Mesmo assim, disse que comemora sempre que chega pedalando à Câmara: “desde que comecei a vir, estou cada vez mais entusiasmada”.

Da Redação - PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.