Trabalho, Previdência e Assistência

Deputados divergem sobre posições de Meirelles a respeito da reforma da Previdência

30/03/2017 - 13:01  

Assista ao vivo

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que os números da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), que afirmam que há um superavit da Seguridade Social, são "fantasiosos".

Ele defendeu a reforma dentro do contexto do teto de gastos do setor público, mas fez criticas à lenta recuperação da economia.

Para Aleluia, os bancos não têm aproveitado a queda da taxa de juros básica para aumentar os empréstimos. "Assim não vai ter reação do setor produtivo".

Assis do Couto (PDT-PR) disse que é favorável a reformas, mas disse que a reforma da Previdência proposta pelo governo seria uma "mudança completa dos conceitos aprovados pelo constituinte de 88". Couto afirmou ainda que não acredita em retomada do crescimento econômico com juros acima da inflação de quase 8%.

Ao defender a reforma da Previdência Social, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) disse que o compromisso dele não é com as eleições do ano que vem; mas com as futuras gerações.

Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) criticou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, por não tratar o problema da Previd?ncia em um contexto mais amplo. "O senhor não falou sobre o peso do pagamento de juros, sobre a sonegação, sobre a divida das empresas com a Previdência..."

O debate desta quinta-feira (30) encerra a fase de audiências públicas da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência (PEC 287/16). O relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), se comprometeu a conversar com todas as bancadas partidárias antes de entregar o texto para votação.

A audiência continua no plenário 2.

Mais informações a seguir.

Acompanhe também pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta