Trabalho, Previdência e Assistência

Reforma vai levar classe média a procurar Previdência privada, diz economista

29/03/2017 - 19:20  

A reforma da Previdência (PEC 287/16) vai levar a classe média assalariada a buscar a Previdência privada, sobretudo a operada por bancos estrangeiros. A afirmação foi feita há pouco pelo economista Marcio Pochmann, professor da Unicamp. Ele participou da audiência pública promovida pela comissão especial que analisa a reforma da Previdência, encerrada há pouco.

Ele afirmou aos deputados que as propostas do governo Michel Temer para a economia, como a reforma previdenciária e o teto de gastos públicos, vão fazer os gastos sociais retornar ao nível do final do governo Fernando Henrique Cardoso. Eles sairiam, segundo ele, dos atuais 23% do Produto Interno Bruto (PIB) para algo em torno de 19%.

Presença
A audiência contou com a baixa presença de deputados da base aliada ao governo, o que foi criticado pelos parlamentares contrários ao texto, como o deputado Assis do Couto (PDT-PR), o deputado Assis Carvalho (PT-PI) e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Nesta quinta, a comissão especial realiza última audiência pública. Será ouvido o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Com a conclusão da fase de audiências, a comissão ficará aguardando a apresentação do relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Ele se comprometeu a conversar com todas as bancadas partidárias antes de entregar o texto para votação.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.