Trabalho, Previdência e Assistência

Relator da reforma da Previdência diz que vai tratar com cuidado mudanças no BPC

A reunião encerrou-se há pouco

22/02/2017 - 19:15  

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), disse que as mudanças nos benefícios assistenciais e nas aposentadorias por incapacidade são as que mais o "incomodam" na reforma e garantiu que vai tratar do tema com cuidado. Porém, ele criticou a Justiça, que flexibilizou as regras de concessão do BPC, aumentando os custos.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) defendeu a retirada destas mudanças da reforma. "É uma discussão que não devia existir."

O deputado Reinhold Sthephanes (PSD-PR) concordou com a proposta de retirar as mudanças no BPC da PEC 287/16, mas explicou que uma forma de compensar isso seria revisar as regras previdenciárias para corporações que são, segundo ele, "privilegiadas". "Tem categorias organizadas que sempre ganham. Na área militar, por exemplo, determinadas patentes têm 30 inativos para cada ativo."

A comissão especial analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que altera regras em relação à idade mínima e ao tempo de contribuição para se aposentar, à acumulação de aposentadorias e pensões, à forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos.

A reunião encerrou-se há pouco.

Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.