Trabalho, Previdência e Assistência

Frente parlamentar defende profissionais do sistema socioeducativo

24/10/2016 - 19:55  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em homenagem ao Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (12 de outubro). Dep.Rôney Nemer (PP-DF)
Rôney Nemer: resposta à demanda dos profissionais

Foi instalada na Câmara a Frente Parlamentar Mista em Favor dos Profissionais do Sistema Socioeducativo. Composta por 193 deputados e 17 senadores, a frente tem por objetivo discutir formas de valorizar e desenvolver a profissão.

As medidas socioeducativas são aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apresentam um caráter predominantemente educativo, e não punitivo.

Demanda dos profissionais
O presidente da frente, deputado Rôney Nemer (PP-DF), afirmou que os parlamentares querem dar uma resposta à demanda desses profissionais que, apesar de sua importância, não são reconhecidos.

"Resolvemos criar o grupo a pedido da categoria para que todas as propostas referentes à atividade possam  ser discutidas entre nós e os trabalhadores”, afirmou.

Os profissionais do sistema socioeducativo trabalham com jovens entre 12 e 18 anos. Segundo determinação do ECA, o regime diferenciado pode se estender até os 21 anos.

Sem proteção
O presidente do Conselho Nacional dos Servidores da Carreira Socioeducativa, Cristiano Torres, disse que hoje, dentro do sistema, há entidades “que protegem só o adolescente e nenhuma que protege os profissionais”.

Dados do Conselho Nacional de Entidades Representativas de Profissionais do Sistema Socioeducativo apontam que o setor tem 15 mil trabalhadores no Brasil, com carga de 40 horas semanais e média salarial mensal de RS 1,5 mil.

 

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.