Segurança

Segurança discute escândalo financeiro das contas do HSBC na Suíça

29/04/2015 - 09:26  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado promove audiência pública nesta tarde para discutir matérias veiculadas na imprensa em fevereiro deste ano sobre o escândalo financeiro ocorrido no HSBC Bank Brasil que ficou conhecido como SwissLeaks.

O evento foi solicitado pelo deputado Heráclito Fortes (PSB-PI). Foram convidados o presidente do HSBC Bank Brasil, André Guilherme Brandão; o superintendente executivo Empreendedor Direto do HSBC no Brasil, Henrique Surerus Pitanguy Marques; e o jornalista, correspondente do jornal O Estado de São Paulo Jamil Chade.

O parlamentar destaca que, no mês de fevereiro, circulou, por toda a mídia nacional e internacional, uma notícia envolvendo o grupo HSBC que, para alguns, pode ser considerado um dos maiores escândalos financeiros do mundo.

De acordo com denúncias feitas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês), com sede em Washington, Estados Unidos, o banco teria auxiliado alguns dos seus correntistas, muitos deles traficantes e ditadores, a esconder dinheiro suspeito desses clientes.

A audiência ocorrerá no plenário 6, a partir das 14 horas.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.