Segurança

Deputados pedem medidas para evitar tragédias como a de Santa Maria

Deputado Pedro Uczai perdeu uma sobrinha no incêndio que atingiu boate e provocou a morte de 231 jovens.

28/01/2013 - 14:59  

Foto ABR/Deivid Dutra
Cidades - Catástrofes - Incêndio Santa Maria Janeiro 2013
Incêndio em boate provocou a morte de 231 jovens em Santa Maria (RS).

Deputados que foram ao município de Santa Maria (RS) após o incêndio que resultou na morte de 231 pessoas defenderam nesta segunda-feira (28) a adoção de medidas para evitar novas tragédias em casas noturnas.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é de Santa Maria, conversou com o presidente da Câmara, Marco Maia, sobre medidas que o Parlamento pode tomar. "Que esse episódio sirva para identificar tudo o que pode ser alterado em termos de legislação, de controles e de procedimentos que evitem que essa tragédia possa se repetir", disse Pimenta.

“O que aconteceu em Santa Maria poderia ter acontecido em muitas cidades do País que têm as mesmas precariedades no cumprimento das normas de segurança para esses estabelecimentos”, afirmou Pimenta. “[A tragédia] provoca em todos nós uma sensação de insegurança, de impotência, de receio, de que isso que aconteceu possa se repetir em outros locais.”

O presidente Marco Maia divulgou nota afirmando que a Câmara não poupará esforços para amenizar a dor das famílias e também para que tragédias como essa não voltem a ocorrer. Na Câmara, estão em análise diversos projetos de lei sobre aspectos de segurança relacionados ao funcionamento de boates (entre eles, os PLs 2020/07, 7085/10 e 3507/12).

Segurança em eventos
O deputado Afonso Hamm (PP-RS) foi um dos deputados federais que se deslocou para a cidade de Santa Maria ao saber do incêndio. Ele disse que as alterações nas regras de segurança são ainda mais urgentes com a perspectiva dos grandes eventos que o Brasil vai receber, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

“Uma catástrofe como essa tem que deixar uma lição e um ensinamento para que nós possamos fazer a prevenção em todos os aspectos de segurança, em todos os locais, principalmente onde há uma concentração muito grande de pessoas nos grandes eventos”, disse Hamm. “Acredito que não vai reparar as vidas, mas algo tem que ser tirado de lição em relação a essa catástrofe aqui em Santa Maria.”

Arquivo/ Leonardo Prado
Pedro Uczai
Pedro Uczai: "precisamos efetivamente fiscalizar os espaços de lazer".

Perda familiar
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) perdeu uma sobrinha de 24 anos no incêndio e foi a Santa Maria para reconhecer o corpo.

“Neste momento a gente vivencia uma tragédia com a filha do meu irmão, que já tinha terminado a faculdade, estava terminando o mestrado, estava construindo um projeto de doutorado na área da saúde. Ela foi, junto com tantos outros jovens universitários, vivenciar experiências de lazer, de alegria, de felicidade, e encontra a morte”, disse.

“Para além da legislação, nós precisamos efetivamente fiscalizar os espaços de lazer, os espaços de divertimento, cumprir a legislação à risca”, afirmou Uczai.

O deputado disse que passou a noite viajando de volta a Santa Catarina, com o corpo da sobrinha e de outras duas jovens que morreram no incêndio. “Não tinha carros funerários, colocamos três meninas no mesmo carro para trazer para Santa Catarina."

Hospitais
Mais 121 pessoas ainda estão hospitalizadas, cerca de 80 delas em estado grave. Paulo Pimenta foi nesta segunda-feira a Porto Alegre com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para visitar cerca de 40 pacientes que foram transferidos de Santa Maria. Ainda nesta segunda, outros 40 jovens devem chegar à capital gaúcha para receber cuidados médicos, a maioria deles respirando por meio de aparelhos.

Dep. Paulo Pimenta (PT-RS)
Paulo Pimenta: "Que esse episódio sirva para identificar tudo o que pode ser alterado em termos de legislação".

Universidade
Paulo Pimenta lembrou que mais de 100 jovens que morreram no incêndio eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pimenta estudou agronomia na universidade, justamente um dos cursos que promoveu a festa na boate. Ele disse que, neste momento, não é possível sequer avaliar qual o impacto do incêndio não apenas em Santa Maria, mas em toda a região.

"Santa Maria foi a primeira cidade do Brasil fora das capitais a ter uma universidade pública, então são muitos alunos de fora, especialmente nos cursos das áreas das rurais, veterinária, agronomia. Então, são muitas as cidades, muitas mesmo, que hoje estão velando os seus jovens."

Paulo Pimenta disse que esse é um momento de cuidar de feridos e familiares, mas que não se pode perder de vista a investigação pelas responsabilidades da tragédia. “São vários os indícios de que ocorreu uma sucessão de falhas e erros”, afirmou.

O fogo na boate começou na madrugada de domingo (27), depois que um dos músicos da banda que se apresentava acendeu um sinalizador dentro da boate. Uma faísca atingiu o teto e incendiou a espuma de isolamento acústico. Em poucos minutos, a boate foi tomada pela fumaça, que matou a maior parte dos jovens por asfixia dentro do prédio.

A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias pela tragédia. No Congresso Nacional, as bandeiras do Brasil e do Mercosul foram içadas a meio mastro.

Reportagem – Daniele Lessa/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.