Segurança

Começa audiência com ministro da Justiça sobre operações da PF

04/12/2012 - 10:30  

Começou há pouco a reunião conjunta de duas comissões da Câmara para ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a crise da segurança pública em São Paulo e sobre as operações Porto Seguro e Durkheim da Polícia Federal (PF).

A Operação Porto Seguro foi deflagrada em 23 de novembro e investiga um esquema de corrupção que envolve a compra de pareceres técnicos de órgãos oficiais para atender interesses de empresas.

Em 2011, durante as investigações, o ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Borges disse à PF ter recebido uma oferta de R$ 300 mil para emitir pareceres favoráveis a uma empresa. A operação já indiciou 18 suspeitos.

Já a Operação Durkheim foi iniciada no dia 26 de novembro. A PF indiciou 57 pessoas e prendeu 27 acusadas de violar sigilos fiscal, telefônico e bancário de diversas pessoas.

Também participam da reunião, na Câmara, o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, e o superintendente regional da PF em São Paulo, delegado Roberto Ciciliati Troncon Filho.

A audiência conjunta está sendo realizada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Fiscalização Financeira e Controle. O debate foi proposto pelos deputados Efraim Filho (DEM-PB), Edson Santos (PT-RJ) e Mendonça Filho (DEM-PE).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.