Saúde

Câmara homenageia dia internacional do Yoga

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta sexta-feira (18)

15/06/2018 - 17:53  

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta sexta-feira (15), em sessão solene requerida pelos deputados Daniel Coelho (PPS- PE) e Érika Kokay (PT-DF), o dia internacional do Yoga, comemorado no próximo dia 21 de junho. 

Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Internacional do Yoga
21 de junho foi instituído pela OMS como dia internacional do Yoga

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou os benefícios do Yoga no campo social. “O Yoga é uma postura filosófica mais ampla que, ao fortalecer o estilo de vida atento aos resultados das ações, promove também a responsabilidade social”, disse.

“Os valores relativos à saúde física e mental dos brasileiros são uma preocupação presente em nosso texto constitucional e os valores éticos propagados pelo Yoga são valores que dizem respeito à Vida cívica e institucional”, completou.

A deputada Érika Kokay também falou sobre os benefícios que o yoga traz para além da saúde física. “O caminho meditativo, filosófico e espiritual tem caráter extremamente transformador, especialmente em uma sociedade que muitas vezes invade a nossas casas, na qual tentam capturar a nossa forma de pensar, a nossa própria alma e tentam nos moldar dentro de rótulos pré-fabricados”, afirmou.

SUS

O dia 21 de junho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia internacional do Yoga. A atividade é um conjunto de teorias e práticas surgido há pelo menos dois mil anos e considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

O Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece e oferece o yoga como terapia complementar que faz parte dos procedimentos incluídos na política nacional de práticas integrativas e complementares, criada em 2006. “A prática milenar do Yoga já incorporada ao SUS é mais uma alternativa que pode contribuir para nos tornarmos um povo mais consciente e mais saudável”, acredita Rodrigo Maia.

Em mensagem enviada ao Plenário, o deputado Saraiva Felipe (MDB-MG), que já foi ministro da Saúde em 2006, disse que está trabalhando para ampliar a oferta de práticas integrativas como o Yoga pelo SUS. “É importante que junto com a defesa da incorporação das práticas integrativas defendamos também o SUS. Elas só podem ser oferecidas à população através de um sistema de saúde abrangente, integral e universal como o SUS”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, as terapias integrativas estiveram presentes em quase 10 mil estabelecimentos espalhados por mais de três mil municípios do país, tendo atingido cerca de 5 milhões de pessoas. Nesse período, foram realizadas mais de 35 mil sessões de yoga.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.