Saúde

Audiência debaterá regulamentação da troca de medicamentos biológicos por biossimilares

23/05/2018 - 10:06  

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública hoje para discutir a regulamentação da intercambialidade entre medicamento biológico e o equivalente (o biossimilar).

Os medicamentos biológicos são diferentes dos sintéticos vendidos nas farmácias. Estes são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório. E os biológicos são produzidos a partir de células vivas.

Porém, diferente dos genéricos, que são idênticos aos remédios sintéticos de referência, os biossimilares não são idênticos aos medicamentos biológicos.

Esta audiência é uma iniciativa do deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), coordenador do grupo de trabalho da Comissão de Seguridade destinado a estudar, debater e elaborar uma proposta de projeto de lei que regulamente o tema.

“O objetivo geral é a elaboração de um marco regulatório sobre os biossimilares e a sua intercambialidade com os respectivos medicamentos biológicos referenciais. E para atingir tal finalidade, o grupo deverá promover discussões com os setores diretamente interessados no assunto”, explicou Monteiro. “É preciso saber se é seguro para os pacientes substituir um remédio biológico, que é bastante complexo, por um biossimilar”.

Foram convidados para discutir o assunto representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo; e da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Participação popular
A audiência está marcada para as 16h30, no plenário 7.

Os interessados podem participar enviando perguntas, críticas e sugestões por meio do portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.