Saúde

Prevenção do câncer de intestino é tema de seminário na Câmara

27/03/2018 - 08:20  

A importância da prevenção do câncer de intestino é o tema de um seminário que será realizado nesta tarde na Câmara dos Deputados. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

Os debates terão a participação de médicos, pacientes de câncer e representantes do Ministério da Saúde. Eles vão abordar assuntos como: os desafios do diagnóstico do câncer colorretal; campanhas de conscientização; perspectivas de cura; e políticas públicas voltadas para prevenir e tratar a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do cólon e do reto é tratável e pode ser curado na maioria dos casos, se for detectado antes de se espalhar para outros órgãos. O Inca prevê que, neste ano, haverá cerca de 36 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, com 15 mil mortes causadas pela doença.

Coordenadora da frente parlamentar, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) acredita que o seminário será uma oportunidade para chamar a atenção dos brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce da doença para salvar vidas. “O câncer de intestino é um câncer também silencioso. Os pacientes estão tendo muita dificuldade de acesso aos exames para fechar um diagnóstico”, afirma.

Por isso, a deputada ressalta a necessidade de aprovação de projetos de lei, na Câmara, que facilitem o acesso dos pacientes ao tratamento na rede hospitalar pública, reduzindo o tempo de espera por atendimento nos casos mais urgentes.

O seminário será realizado no auditório Freitas Nobre, a partir das 14 horas.

Reportagem – João Pitella Junior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.