Saúde

Seminário discute medicina tradicional, práticas integrativas e complementares em saúde

26/10/2017 - 08:25  

A Comissão de Seguridade Social e Família; a Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde; e a Frente Parlamentar Mista de Educação promovem hoje o 1º Seminário de Medicinas Tradicionais, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Entre os temas a serem debatidos estão os avanços e os desafios da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e nas Américas; campo de trabalho e formação na área de práticas integrativas e complementares; e garantias e atores sociais relacionados às práticas.

O deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), que propôs a realização do seminário, explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o termo medicina tradicional e complementar/alternativa para englobar sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos diferenciados, que envolvem abordagens para estimular mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.

Ele exemplifica como práticas terapêuticas integrativas que apresentam ótimos resultados a homeopatia, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, a acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social/crenoterapia.

“A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares buscou atender ao anseio social crescente em ver tais mais práticas terapêuticas interativas incorporadas aos sistemas convencionais de atenção à saúde”, explica. “No entanto, a operacionalização das iniciativas que concretizem aquilo que foi imaginado ainda encontra alguns óbices. Os serviços de saúde vinculados ao SUS ainda padecem com a falta das referidas práticas”, afirma.

Confira a programação do seminário, que será realizado das 9h30 às 18h, no auditório Nereu Ramos.

O debate será interativo pelo e-Democracia.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.