Saúde

Comissão promove debate para esclarecer sobre disfunção temporomandibular

17/08/2017 - 08:42  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje audiência pública sobre Disfunção Temporomandibular (DTM). A articulação temporomandibular (ATM) envolve a mandíbula e o osso temporal do crânio, sendo a mais usada do corpo humano. O conjunto de distúrbios que envolvem os músculos da mastigação, a articulação em si e as estruturas associadas, são denominadas de DTM.

De acordo com o deputado Antonio Brito (PSD-BA) estima-se que entre 40 e 75% da população sofra com algum sintoma da DTM, como ruído ou dores na articulação, dores na face, dores de cabeça e na orelha, além de manifestações otológicas como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Trata-se de importante causa de dor crônica.

“Até o momento, a DTM e Dor Orofacial não fazem parte, como tópico obrigatório, do conteúdo programático das instituições de ensino de Odontologia, acarretando a falta de preparo dos cirurgiões-dentários para reconhecer e orientar os pacientes portadores destes distúrbios”, afirma o deputado.

Segundo Brito, a falta de assistência e informação frustra o paciente, provocando uma insistente busca por outras especialidades que tratam sintomas semelhantes, mas não promovem controle adequado do problema em questão.

Convidados:
- a coordenadora-geral de Saúde Bucal, Substituta do Ministério da Saúde, Caroline Martins José dos Santos;
- o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale;
- o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Samir Najjar;
- o representante da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, João Henrique Padula;
- o cirurgião-dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Roberto Brígido de Nazareth Pedras; e
- a dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Simone Mendonça Vieira Carrara.

O debate será realizado às 9h30, no plenário 7

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.