Saúde

Comissão discute adoção de diálise peritoneal para doentes renais

27/04/2017 - 08:51  

A diálise peritoneal será tema de audiência na Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira (27). O debate foi solicitado pelo deputado Jorge Solla (PT-BA).

Diálise peritoneal é a técnica que utiliza a membrana que envolve os órgãos abdominais (peritoneal) para filtrar o sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia citados por Solla indicam que o percentual de pacientes em diálise peritoneal é inferior a 9% em relação aos pacientes em hemodiálise (procedimento através do qual uma máquina filtra o sangue), "ainda que estudos mostrem que a diálise peritoneal acarrete menores custos e gere economia de recursos ao sistema de saúde, se comparada à hemodiálise".

Solla estima que hoje sejam atendidos no Brasil mais de nove mil pacientes renais crônicos em estágio avançado da doença, sendo que a grande maioria (85%) recebem tratamento pelo SUS. "Para muitos desses pacientes, a diálise peritoneal é a única forma possível de terapia renal substitutiva, seja por alguma limitação clínica à hemodiálise, seja por estarem longe dos centros urbanos onde existam clínicas renais credenciadas pelo SUS", explica o deputado.

Jorge Solla lembra ainda que portaria de 2014, do Ministério da Saúde, estabeleceu como meta o tratamento de um paciente em diálise peritoneal para cada quatro pacientes em hemodiálise. "No entanto, a realidade atual é bem inferior a essa meta."

Diálise em domicílio
"Uma das vantagens desse método [diálise peritoneal] é que, após um período de treinamento, o paciente pode realizá-lo em casa, de maneira independente", complementa Solla, ao apontar tal característica como fator que permite melhor qualidade de vida ao paciente.

Foram convidados para participar do debate:
- a representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) Marema Patrício;
- o representante da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar) Renato Padilha;
- a representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) Carmen Tzanno Branco Martins;
- a representante do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma) Bruno Abreu; e
- um representante do Ministério da Saúde.

A audiência ocorrerá às 9h30, no plenário 7.

Da Redação - SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.