Saúde

Uso de software para prevenir infecção generalizada é tema de debate hoje

26/04/2017 - 08:10  

A Comissão de Seguridade Social e Família debate nesta quarta-feira (26) o uso de software de tecnologia de prevenção e combate a infecção generalizada. O debate foi sugerido pela deputada Leandre (PV-PR) e subscrito por outros parlamentares.

Leandre destaca que a sepse é a principal causa de morte nas unidades de terapia intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto e o câncer. Segundo um levantamento feito pelo estudo mundial conhecido como Progress, a mortalidade por sepse no Brasil é maior que a de países como Índia e a Argentina, sendo responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil.

“A prevenção a saúde tem que se beneficiar da tecnologia existente. É de conhecimento que existem softwares com tecnologia cognitiva, onde os 'robôs' são capazes de aprender, analisar e diferenciar dados daqueles que estão internados, gerenciando os possíveis riscos existentes, para perceber alterações nos quadros clínicos dos pacientes, emitindo alertas para a equipe médica quando se fizer necessário”, afirma.

Leandre cita a experiência do Hospital Nossa Senhora das Graças que implementou o “robô Laura” e conseguiu reduzir cerca de 63% dos casos de sepse, em dois meses de funcionamento.

Foram convidados:
- o diretor do Departamento de Ecossistemas Digitais do Ministério de Ciência e Tecnologia, Otávio Caixeta;
- o gerente do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba (PR), Rodrigo Fontan;
- o criador do Robô Laura, Jacson Fressatto; e
- um representante do Ministério da Saúde.

O debate será realizado às 9 horas, no plenário 7.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.