Saúde

Sessão lembra 90 anos de associação de enfermagem

27/10/2016 - 18:54  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em Homenagem aos Noventa Anos da Associação Brasileira de Enfermagem
Parlamentares e enfermeiros lembraram a importância dos profissionais no atendimento hospitalar à população

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene, nesta quinta-feira (27), em homenagem aos 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelas primeiras enfermeiras formadas pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública.

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, destacou que a categoria é a segunda maior força de trabalho empregada na assistência à saúde no Brasil. “Esses profissionais ajudam a melhorar a qualidade de atendimento aos usuários e pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) ”, disse.

Autora do requerimento para realização da sessão, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), declarou que os enfermeiros são um dos responsáveis para o avanço do SUS. “Junto com os demais profissionais da área da saúde, é essa categoria que atende na rede básica de saúde, e acolhe uma família desesperada na porta de uma emergência de um hospital”, disse a parlamentar.

Qualidade
Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mônica Padilha afirmou que é preciso garantir um número suficiente de profissionais de qualidade da área de enfermagem disponíveis para trabalhar, e criar meios de acesso rápido e fácil a esses profissionais. “O sistema de saúde tem que responder a população”, completou Padilha.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) defendeu que, para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida desses profissionais, é preciso lutar por uma jornada de trabalho de 30 horas.

Reportagem – Clara Sasse
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre