Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo entre Brasil e Moldova sobre vistos de curta duração

18/07/2018 - 08:54  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Debate sobre a Invisibilidade das Mulheres na História. Dep. Jô Moraes (PCdoB - MG)
Jô Moraes: Os países poderão impedir a entrada ou reduzir a permanência de visitantes considerados indesejáveis, bem como suspender a aplicação do pactuado, por razões de segurança, ordem ou saúde pública

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou acordo de cooperação sobre isenção de vistos de curta duração assinado entre o Brasil e a República Moldova, no leste europeu, em 2013 (PDC 935/18). O texto do acordo consta da Mensagem 77/18, do Executivo, que recebeu parecer favorável da relatora, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Pelas regras da Câmara, as mensagens de acordo internacional são aprovadas na forma de um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), que passam a tramitar na Casa.

A isenção vale para vistos para viagens de turismo, trânsito e negócios de até 90 dias a cada seis meses, contados da data de entrada no país. Em qualquer dessas hipóteses, o visitante não poderá exercer atividade remunerada no território do país visitado.

De acordo com Moraes, o acordo é semelhante a outros dez assinados nos últimos anos com países como Argentina, Bolívia, França, Rússia e El Salvador.

“O acordo constitui instrumento de aprofundamento das relações de amizade entre as partes, motivo pelo qual está em harmonia com o princípio da cooperação entre os povos”, disse Moraes. Segundo ela, a isenção de visto de entrada, não exime os cidadãos visitantes de cumprirem as leis e os regulamentos nacionais.

Tramitação
A proposta tramita em regime de urgência e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 77/2018

Íntegra da proposta