Relações exteriores

Câmara comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta quinta-feira (21)

21/06/2018 - 18:50  

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene requerida pelos deputados Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil
Sessão solene sobre os 110 anos da imigração japonesa

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa realizou a homenagem movida pelos sentimentos de admiração e gratidão. “Por aqueles bravos 781 imigrantes, que, em circunstâncias difíceis, traziam a vontade de trabalhar e a habilidade ancestral no manejo agrícola”, ressaltou.

Maia também falou sobre as dificuldades que os primeiros imigrantes enfrentaram ao chegar ao Brasil. “Eles traziam também a esperança de vencer ainda que nada os favorecesse”.

A deputada Keiko Ota, presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, relembrou o início da imigração japonesa no Brasil. “Começamos uma saga no início do século 20, no ano de 1908, um legado humano representado por centenas de famílias que formaram raízes No Brasil. São 110 anos de imigração, repletos de sonhos e esperanças, de comprometimento, dedicação, de suor e lágrimas. E de preconceito, mas também de libertação”, declarou.

O deputado Vanderlei Macris considera que a sociedade brasileira se tornou melhor depois da chegada dos japoneses. “De lá para cá, aquele grupo que chegou no Kasato Maru e atracou no porto de Santos se adequou também aos nossos costumes apesar de toda dificuldade e foram importantes para que a gente tivesse o entrosamento cultural e educacional entre os nossos países”, afirmou.

Agricultura
O deputado Takayama destacou a importância da imigração japonesa para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Foi o que levou o governo brasileiro a estabelecer essa relação diplomática com o governo japonês, a fim de negociar a vinda de trabalhadores para essa área da agricultura e que acabou resolvendo o problema dos dois países”.

Imigração
No dia 28 de abril de 1908, o navio Kasato Maru partiu de Kobe levando os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. A bordo estavam 781 pessoas. A chegada no Brasil aconteceu no dia 18 de junho do mesmo ano no porto de Santos (SP). Os japoneses vieram, principalmente, para trabalhar em lavouras de café.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.