Relações exteriores

Comissão de Relações Exteriores debate uso de armas químicas e biológicas

25/04/2018 - 07:48  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza audiência pública nesta manhã para debater a questão das armas químicas e biológicas. O encontro atende requerimento apresentado pelos deputados Vinícius de Carvalho (PRB-SP) e Delegado Edson Moreira (PR-MG).

Os parlamentares lembram que, recentemente, a ameaça das armas químicas e biológicas voltou à tona no episódio acontecido na cidade inglesa de Salisbury, onde um ex-oficial de inteligência militar e sua filha foram envenenados com um agente neurotóxico de uso militar. Além disso, nos últimos dias, os governos dos Estados Unidos e da Síria trocaram acusações sobre o uso de armas químicas contra rebeldes que ocupam o território sírio.

Os deputados lembram que o Brasil é um dos signatários da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ), e que é prerrogativa da Câmara examinar a questão da segurança do estado brasileiro, bem como os mecanismos de prevenção que possam atenuar os impactos negativos que uma ameaça por armas químicas e biológicas poderia trazer ao País.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto:
- o professor de Estudos Brasileiros e do Departamento de Estudos de Guerra do King's College London Vinicius Mariano de Carvalho;
- a subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores Maria Cecília Barcelos Cavalcante Vieira; e
- o oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Danilo Coelho.

A audiência será realizada a partir das 9 horas no plenário 3, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.